O júri do Prémio Maria José Moura - Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais, na sua 8ª edição, decidiu atribuir o Prémio de 2021 à candidatura “Cacifo de Leituras” da Biblioteca Municipal de Pombal e duas Menções Honrosas aos projetos “Hora do Conto On-line Inclusiva com tradução em LGP” da Biblioteca Municipal de Palmela e “AquaLibri – Biblioteca Digital do Cávado” da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Cávado.
Relativamente ao projeto vencedor, considerou o júri ser de atribuir o Prémio por ser um exemplo da resposta que muitas bibliotecas deram para continuar a servir as suas comunidades em tempo de pandemia. Destacou ainda o facto de se tratar de um projeto com impacto e sustentabilidade, sendo que o serviço criado continua a funcionar, tendo fidelizado os seus utilizadores e procurando atingir públicos cada vez mais alargados fora do horário normal de funcionamento da Biblioteca.
No caso da Menção Honrosa ao projeto de Palmela, entendeu o júri ser de destacar o seu trabalho na área da inclusão. No caso da Menção Honrosa atribuida à AquaLibre - Biblioteca Digital do Cávado, foi destacado o grau de complexidade que o projeto exige, bem como a forte componente na valorização do património e no envolvimento das comunidades. Valorizou ainda o facto de se tratar de um projeto desenvolvido por uma rede de bibliotecas que poderá servir de incentivo a outros projetos em rede.
A lista dos projetos candidatos e a composição do júri pode ser consultada na página da
edição 2021 deste Prémio.
A cerimónia de entrega do Prémio será oportunamente divulgada.